quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que é Escola Aberta....

Escola Aberta
O projeto Escola Aberta começou a ser implantado em 2005, embora tenha sido concebido e preparado desde 2003, com o objetivo de superar o modelo tradicional de escola voltada para si mesma, encerrada dentro dos seus muros, com seus espaços e equipamentos ociosos em finais de semana. É mais um modelo diferenciado de escola que nasce.

A escola encontra a sua identidade na escola aberta, abrindo as suas portas, em finais de semana para atividades culturais, artísticas, esportivas, recreativas, de qualificação profissional, etc., oferecendo à comunidade a sua infra-estrutura e um conjunto de atividades organizadas e coordenadas, dentro de um projeto elaborado de forma participativa.

A escola, Abrindo Espaços para a Educação e para a Paz, conforme orientação da UNESCO, que apóia este projeto em Santa Catarina, é a Escola Aberta à Cultura e à Cidadania, de múltiplo uso comunitário, funcionando como centro popular de educação para todos.

Com o objetivo de garantir a descentralização educacional, a Escola Aberta surge, com pelo menos uma unidade em cada região, prevendo-se que até o final de 2005 se possa ter funcionando 90 escolas em todo Estado.

Mais do que a própria Escola Integrada e a Escola AMBIAL, a Escola Aberta permite e exige parcerias, as mais diversas, tanto com profissionais voluntários, quanto com os poderes públicos e organizações não-Governamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário