quinta-feira, 17 de junho de 2010

Inclusão Social.


O conceito de inclusão social relaciona-se ao acesso de todos aos benefícios que a sociedade puder oferecer. Baseia-se no respeito às diferenças, no exercício da cidadania e na dignidade humana. Portanto, refere-se a questões como igualdade de acesso a bens, tecnologias, informações e serviços existentes na sociedade, bem como valorização das expressões culturais das comunidades, liberdade de credo religioso, respeito à diversidade de etnia, gênero e orientação sexual.

É a partir do princípio do respeito à diversidade que se firma o conceito de inclusão social. Ainda há no Brasil um grande número de pessoas sem acesso à educação escolar. Além disso, ainda não é universalizado, em nosso país, o acesso aos espaços sociais nos quais se socializa e se cria o conhecimento.

P. E. A, consciente de que o sistema educacional brasileiro reflete as desigualdades sociais, propõe que a escola seja o lócus de conjunção das diferenças presentes nas comunidades, buscando atender os grupos sociais conforme seus interesses e necessidades e, ainda, possibilitar o desenvolvimento de habilidades profissionais, com vistas a contribuir para uma futura geração de renda e à superação das limitações sociais impostas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para isso, valoriza os talentos de pessoas da comunidade que colaboram como oficineiros, estimula a participação da comunidade nas atividades realizadas nos finais de semana e mantém aberta a possibilidade de que professores regulares da escola participem das oficinas, vivenciando a informalidade educativa que se pretende seja propícia à criatividade, à alegria, à expressão cultural dos jovens participantes e à socialização em momentos de lazer e esporte.

As oficinas se constituem, então, espaços de inclusão dos interesses, necessidades e linguagens das juventudes, bem como de acolhimento às diversas formas de expressão cultural, momentos propícios ao exercício de democracia, por meio da aprendizagem de como administrar as diferenças nas relações interpessoais e oportunidades para o exercício da solidariedade do respeito aos limites entre os próprios direitos e os alheios. Vinculados estreitamente a esses eixos e a partir da proposta de transversalidade, propõem-se os seguintes princípios a serem observados no planejamento das oficinas e
nas abordagens dos seus conteúdos:
􀂾 Solidariedade (ética da cooperação)
􀂾 Respeito à diversidade: cultural, étnica, lingüística,
religiosa, de orientação sexual, de classe social
􀂾 O trabalho como meio de transformação do
homem e da sociedade
􀂾 Preservação do meio ambiente (patrimônio natural
e construído)
􀂾 Autonomia
􀂾 O lazer como direito social e como tempo e espaço
de organização

A abordagem transversal dos princípios sugeridos pressupõe que é possível estabelecer uma relação entre as questões da vida real e os conhecimentos específicos sistematizados, pois os temas transversais trazem para a aprendizagem um sentido social ao tratar da relação com os
outros indivíduos. Além disso, trazem a vantagem de não requerer dos oficineiros que interrompam as oficinas para a sua abordagem, pois ao se tratar, por exemplo, das técnicas
de panificação ou de uma coreografia é possível dialogar sobre cooperação, respeito, ética, entre outras questões. Não se trata de impor aos participantes das oficinas valores escolhidos por aqueles que planejam as atividades, mas de promover uma discussão e estimular a escolha pessoal fundada em reflexão sobre as opções de comportamento, enfrentando a discriminação e o preconceito.
Os princípios sugeridos estão abaixo explicitados em sua pertinência às características e objetivos do programa:

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