quinta-feira, 17 de junho de 2010

Autonomia

A questão da autonomia do ser humano não pode ser entendida sem que se considere o contexto sócio-cultural em que ele vive, o que impõe limitações à sua livre ação, condicionando-a às circunstâncias históricas, religiosas, culturais e econômicas.

Existe, entretanto, uma margem de atuação em que o ser humano faz uso da vontade, da
consciência e da intenção.Nesse sentido, o indivíduo é capaz de reinterpretar a sua cultura, de recriá-la com base em um raciocínio comparativo entre a sua e as demais culturas existentes. Além disso, apesar de ser social, o indivíduo tem a sua trajetória particular de vida ao longo da qual desenvolve os processos psicológicos que lhe possibilitam construir significados e utilizar os dados da sua cultura como instrumentos para pensar o mundo e nele agir.

Dessa forma, a autonomia, que pode ser intelectual e moral, manifesta-se, por exemplo, quando o indivíduo é capaz de refletir de forma madura sobre uma questão e agir de maneira contrária às tradições da sua sociedade.

Esse amadurecimento é estimulado por uma educação que não se fundamente em relações autoritárias, mas que, ao contrário, permita a livre discussão de pontos de vista, a expressão da discordância, para que o indivíduo possa reestruturar seu sistema por meio do contato com a diversidade de informações encontradas em seu meio social e físico.

O Programa Escola Aberta colabora para a construção dessa autonomia ao estimular que a escola seja lugar de confluência das expressões culturais da comunidade, ao promover nesse espaço a discussão sobre temas da atualidade pertinentes à vida da comunidade e ao possibilitar a convivência em atividades de lazer e esporte.

Além disso, as oficinas de formação inicial, qualificando os participantes para o exercício de um trabalho, apesar de não resolverem os problemas estruturais da sociedade relacionados ao desemprego, contribuem para a construção de um sentimento de auto estima pela possibilidade de desempenho de uma atividade profissional.

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